terça-feira, 2 de julho de 2013

Leituras Devocionais em Romanos 8

Pensamento:
Ao enviar seu Filho amado como homem nascido de uma mulher, Deus fez de seu Filho um homem porém esse não veio concebido pelo pecado, mas foi feito semelhante a um homem pecador, ele padeceu dos mesmos sofrimentos que nós, foi tentando como nós o somos hoje, mas não pecou. Ele manteve-se firme e jamais vacilou os pés, sua carne jamais dominou sua mente e assim o pecado jamais teve algum domínio sobre Ele.
Por ser assim, Filho de Deus, e a semelhança de homem Jesus se ofereceu como oferta pela humanidade afim de que a justiça de Deus pudesse ser cumprida e dessa forma Cristo nos justificou perante Deus e a carne/pecado foi condenado, a lei foi satisfeita e vida a paz que toda a humanidade almeja hoje pode ser encontrada em Cristo Jesus.

Pensamento:
Pelo sacrifico vicário de Jesus temos uma dívida onde temos que viver não segundo os desejos da nossa carne, mas sim segundo o desejo e direção do Espirito Santo de Deus, mortificando nossa carne e os desejos que essa produz em nós, e que como disse Paulo, que se vivermos essa concupiscência morremos, não apenas uma morte física, mas uma morte espiritual que nos leva a condenação eterna.
Como filhos justificados, nós temos que procurar viver e caminhar com o Espirito, satisfazendo assim nossa alma que tem se alegrado com a presença do Espirito Santo e assim passamos da morte para a vida, tomando posse da justificação dadas a nós por Deus.
Temos que viver conforme nos descreve Matthew Henry: “A justiça imputada de Cristo assegura a alma a melhor parte da morte. Assim, podemos ver quão grande é o nosso dever de andar, não em busca da carne, senão em pós do Espírito. Se alguém vive habitualmente conforme às luxúrias corruptas, certamente perecerá em seus pecados, professe o que professar.”

Pensamento:
Esperança, nós ditos cristãos modernos, temos usado muito nossa esperança não na gloria do porvir! Mas muitos tem sido levados e manipulados por pastores inescrupulosos e sem o mínimo temor a Deus, a viverem firmados na esperança de uma boa e prospera vida aqui, não se tem falado mais da volta de Jesus, não se ouve mais o estimulo ao cristão do perseverar para atingirmos a estatura de varão perfeito, pouco se pregam hoje em dia sobre o céu!
Sobre o ir morar com Deus, sobre a redenção de nosso corpo, quando esse será glorificado e transformado deixando de ser um corpo carnal e militante do pecado para ser glorificado, sem mácula e assim sendo restaurado ao que éramos antes da queda do homem, assim seremos novamente a imagem e semelhança de Deus, seremos digno de adorá-Lo face a face, voltaremos ao Éden, o inicio de tudo e caminharemos em ruas de ouro, celebraremos com os santos que perseveraram, que mantiveram sua fé, que não perderam a esperança da plena salvação em Deus.
Essas são palavras que precisam ser ditas nas igrejas hoje para que amanhã elas não estejam infestadas e contaminadas pelo mundanismo, para que seu desejo e amor não esteja nas coisas desse mundo, para que sua esperança não esteja firmada na prosperidade e nas regalias que o dinheiro pode lhe dar. Precisamos de uma igreja verdadeira e operante, precisamos de uma igreja com os pés aqui no hoje, mas seu coração cheio de esperança no porvir, ansiando pela volta de Jesus, precisamos de uma igreja atuante no mundo hoje para que amanhã ela não seja apartada por Jesus declarada como desconhecida por Ele.

Pensamento:
Muitas vezes nos questionamos o porquê das respostas as nossas orações serem tão demoradas, ou mesmo por vezes não respondidas. Será que estamos orando corretamente?
O texto em questão nos diz que o Espirito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis, ou seja, Ele está em nós os que cremos e convidamos a Jesus para ser nosso Senhor e Salvador e concomitantemente a isso nos tornamos ou deveríamos ter nos tornado, morada do Espirito Santo. Pois bem se Ele habita em nós, ninguém melhor do que o Espirito Santo, que tem contato com nosso espirito, para nos conhecer melhor do que a nós mesmos, pois Ele sabe realmente tudo o que precisamos.
A nossa constante situação de pecaminosidade, ou melhor, a nossa humanidade nos enfraquece pois isso em nossa fraqueza não sabemos orar corretamente, porém o Espirito Santo que em nós habita, Ele nos ensina a orar e nos dirige para que possamos corretamente orar e assim, com a oração correta, a intercessão do Espírito Santo junto ao Pai, nossas orações são ouvidas e recebemos aquilo que necessitamos, a provisão de Deus o nosso Pai.
Porém isso só se dá se em nossa vida houver lugar para o Espirito Santo, isso tudo só ocorre se permitimos que o nosso eu morra, para que Ele viva em nós.



Pensamento:
Mais que vencedores! Essa promessa e certeza de que aqueles que estão em Cristo Jesus tem é o que deve impulsionar a igreja, a mim e a você. Pois o texto começa declarando o que nós somos e em seguida Paulo nos dá a explicação do porque somos mais que vencedores.
Assim sabendo que Deus nos chamou, nos amou, nos predestinou e nos revestiu de autoridade temos que ter em mente que isso tudo não foi apenas para que nos sintamos bem ou mesmo um pouco melhores do que aqueles que ainda não se decidiram por Jesus. Devemos sim tomar posse de toda a autoridade e munidos da certeza da vitória que Jesus nos outorgou com sua morte na cruz, nos tornando justiça para Deus, ou seja, nos justificando, devemos ir aqueles que ainda não o conhecem, aqueles que mesmo o conhecendo ainda não se decidiram, devemos ir aqueles que estão cegos pelo pecado, aqueles que estão perdidos na escuridão das trevas, aqueles que se perderam pelo caminho.
Nosso dever como cristão é somente testemunhar e ser como um farol em meio as densas trevas. Cristo nos justificou para que nós estejamos indo, e indo anunciemos sua justiça ao mundo, as pessoas independente do que tenham sido ou são merecem saber que o Senhor chamou a todos, predestinou a todos, que Jesus morreu por todos, para que todos sejam salvos.

Texto Bíblico: Romanos 8: 33-35

Pensamento:
As vezes somos colocados em cheque com relação a nossa fé. Pessoas nos questionam sobre salvação, sobre essa alienação de vivermos esperando um vida depois da morte que nos dará a recompensa por termos aqui perseverado, lutado e vencido contra o pecado.
É interessante podermos pensar nisso e comparar o que vira para aqueles que creram e para os que não creram. Para aqueles que não creem em Cristo e vivem apegados aos seus bens e riquezas, para aqueles que buscam desenfreadamente o enriquecer-se sem se importar de que meios isso ocorrerá, para aqueles que dizem e vivem todos os prazeres dessa vida, o que será de ti quando desse mundo partir? O que será de ti quando para esse mundo fechar seus olhos e na eternidade os abrir? Quão terrível deve ser a certeza da condenação, o saber que seus pecados e sua incredulidade o conduziram para uma outra vida em que vocês está condenado por toda eternidade.
Porém para aqueles que estão em Cristo Jesus, para aqueles que escolheram renunciar aos prazeres dessa vida, e viver uma vida que agrade a Deus vivendo assim segundo os seus preceitos, amando e testemunhando o seu evangelho, a esse quando fechar os olhos para essa vida e os abrir para a eternidade, para esse a certeza de que foi justificado por Jesus Cristo através de seu precioso sangue será real. A esse que tem perseverado e que nada pode separa-lo do maravilhoso amor de Deus o Pai, a esse que nesse mundo não buscou o satisfazer-se a si mesmo mas a vontade do seu Salvador e Senhor, a esse a recompensa é certa e Deus o honrara e passara toda a sua eternidade adorando e glorificando a Deus em uma cidade gloriosa, a esse será dada a honra de assentar-se a mesa com o cordeiro de Deus a esse não haverá mais tristeza, nem dor, nem angustia, nada mais o afetara.
Esse é o quadro dos dois caminhos, essa é a realidade, agora você que pensa em viver os prazeres desse mundo pense um pouco, e se você estiver errado? e se a Bíblia estiver correta?

A certeza da salvação é a justificação que temos no sangue derramado por nós, por Jesus Cristo nosso Senhor que se sacrificou para que nossos pecados fossem perdoados. E se você crê nisso nada pode separa-lo do amor de Deus, nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares