Informátivos


Brasil, Julho de 2015

Pensamento
Mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você.
Esse é o termo que o apostolo Paulo usa para incentivar a Timóteo que continue firme e perseverante na fé.
Paulo sabe que sua carreira está terminando, porém exorta a seu filho na fé que continue firme e que siga testemunhando e perseverando no testemunho e pregação da sã doutrina. O exorta a não se intimidar, nem se acovardar diante das dificuldades que irão aparecer em sua vida e ministério. Mas deixa claro o motivo pelo qual devemos perseverar e continuar nossa caminhada que é “pelo poder de Deus que nos salvou e nos chamou a uma santa vocação”.
Esse é o chamado que nós temos recebido de Deus, somos exortados por sua Palavra a caminharmos a subir e conquistar. Somos chamados ao ministério e a vocação missionária,   mesmo que você não seja um missionário transcultural, você também foi chamado a ser um missionário, para sua cidade, para seu bairro, sua rua, sua família.
Nós batistas por vocação somos missionários, nascemos aqui no Brasil, fruto da obra missionária e assim devemos prosseguir sem nos intimidarmos e nem nos acomodarmos quanto ao nosso chamado.
Somos missionários por vocação, mas precisamos desenvolver isso em nós, em nossas igrejas, em nossos pequenos grupos, em nossa família, ou seja, em todos os lugares onde estivermos.



Sobre Nós
Nos últimos 3 meses estivemos aqui no Brasil.  Foi  um tempo muito bom onde pudemos rever nossas famílias, amigos, pastores e todos os queridos irmãos em Cristo que tem caminhado conosco durante todo esse tempo.
Também aproveitamos para cuidar um pouco da saúde, realizamos alguns exames e fizemos um check-up.
Matamos a saudade da boa comida brasileira e de todas as gostosuras que existem nessa terra maravilhosa.
Algo muito bom que nos aconteceu foi ver e sentir como somos amados por todos, e principalmente nosso filho, o João Pedro, que por onde passou foi muito bem cuidado e bajulado. Isso tudo nos alegrou muito!  Podemos ver a boa mão do Senhor a cuidar de nós provendo-nos  uma família, e aqui queremos incluir a todos, família, amigos, pastores e irmãos (ãs) em Cristo que nos fazem muito bem.
O João Pedro amou esse tempo aqui no Brasil, e sua alegria por estar aqui durante esses meses foi contagiante.
Tivemos a oportunidade de conhecer e fazer novos amigos maravilhosos. Não podemos descrever nossa gratidão a Deus por  cada novo amigo e cada nova igreja que conhecemos.
O que dizer desse tempo aqui? Muito obrigado! E que Deus verdadeiramente possa recompensá-los por tudo o que cada um de vocês nos fez!



Atividades

Durante esse período no Brasil, trabalhamos muito, muito mesmo!
Foram inúmeras viagens, ministrações, reuniões, mas com a graça de Deus conseguimos cumprir todas as atividades que precisávamos realizar.
Com a alta do dólar e a abertura de novas frentes de trabalhos no Timor Leste, precisávamos firmar novas parcerias, bem como manter e até mesmo estender as já existentes.
Graças a Deus todos esses objetivos foram alcançados e conseguimos realizar tudo aquilo que havíamos proposto.
Agora nos preparamos para nossa volta para Timor Leste, que será no dia 29 de Julho, para mais um período de dois anos, e assim, dar continuidade as atividades que temos realizado naquela nação. Também desejamos implantar novas estratégias  que tivemos a oportunidade de aprender. Recebemos muitos materiais novos e agora temos bastante coisa para estudar, traduzir e assim poder aplicar no Timor Leste, para que o reino de Deus Cresça e que o nome do Senhor seja exaltado.
Tudo isso só será possível porque Deus tem colocado ao nosso lado pessoas fiéis, amigos verdadeiros que estão dispostos a segurar as cordas enquanto nós estamos lá.
E aqui gostaria mais uma vez de externar o convite que fizemos em todos os locais por onde passamos: “Doe suas férias para missões; vá para o Timor Leste doar seus talentos e um pouco do seu tempo!” Nossa casa está de portas abertas para recebe-lo, e o que podemos garantir é que você será muito bem vindo e com certeza muito útil para o povo timorense.
Mais uma vez muito obrigado e que Deus possa abençoar muito sua vida!



MOTIVOS DE AGRADECIMENTOS
Por esse tempo aqui no Brasil.
Pela maravilhosa provisão de Deus em nossas vidas.
Pela forma como fomos recebidos em cada igreja e em cada casa onde estivemos.
Pela consagração pastoral do Guerreiro que será no dia 26 de julho.




Pedidos de Oração

Pela nossa volta para o Timor Leste, por nossa readaptação.
Por nossas finanças: Para que em tudo possamos ser supridos e assim poder abençoar o povo timorense.
Pelos trabalhos que temos realizado na Igreja Batista Manancial, na Aldeia de Kmail Foun e Kakaulidun.
Por nossa saúde física: para que o Senhor nos fortaleça e nos dê vigor físico e espiritual.
Pela JAMI, nossa agência de missão, e seus missionários espalhados no mundo pregando o evangelho de Cristo.






Dili, Dezembro de 2014
Somos gratos a Deus por esse ano de 2014. Falta muito pouco para que ele termine. E termine bem. Com a graça de Deus hoje podemos olhar e ver quão grandes coisas o Senhor fez por nós no decorrer desses doze meses.

Nós Como Família

Conseguimos uma casa melhor, mais ampla e por um menor preço.
O João Pedro conseguiu vaga em uma boa escola do governo que tem sido referência para as demais e, por ser pública, não é necessário pagar.
Nossa saúde estabilizou-se na nova cultura, e hoje temos uma resistência bem melhor do que tínhamos no ano passado.
Conseguimos o domínio da língua Tétum, e hoje podemos conversar normalmente com as pessoas. Louvado seja Deus!
No mês de Abril pudemos tirar férias e aproveitar uns dias em Bali; conhecemos um pouco mais da cultura e costumes do povo hindu que vive naquela ilha.

Nosso Ministério

Nosso ministério avançou com o domínio da língua, assim nós já começamos a pregar em Tétum, não necessitando mais de tradução; a mensagem acaba perdendo parte do sentido ao ser traduzida.
Focados em nossas áreas de formação tivemos a oportunidade de colaborar com as atividades da Igreja Batista Manancial, do Centro Shallon, da Escola Arca Infantil, que fica em Hera, uma aldeia próxima a Dili, onde Sandra esteve dando suporte pedagógico por todo esse ano.
Na Igreja Batista Manancial focamos o ensino e estudo da Bíblia.

Nossas Atividades

Nesse ano trabalhamos muito e Deus em Sua infinita graça e bondade nos ajudou. Aleluia!
No Centro Shallon: A Sandra ficou como professora de ensino religioso da Pré-Primária. Eu lecionei ensino religioso para as crianças do 4° ano A e B. Foi uma experiência muito gratificante para nós dois.
Escola Arca Infantil Hera: a Sandra coordenou toda a parte pedagógica da escola. Essa escola é fruto da obra missionária da Igreja do Evangelho Quandrangular do Brasil, e suas missionárias têm realizado um belo trabalho nessa Aldeia.
Igreja Batista Manancial: Focamos nosso trabalho no ensino e estudo da Bíblia e desenvolvimento de novos ministérios. A Sandra ficou responsável pelo departamento infantil onde organizou e traduziu as lições, além de orientar as professoras. Eu fiquei responsável pela EBD e o foco foi conscientizar sobre a importância do estudo e do ensino da Palavra de Deus.  Aqui a maior dificuldade é que ainda não temos a Bíblia em Tétum, somente alguns livros. Hoje a EBD tem caminhado com 4 classes: Crianças, Jovens e Adultos 1 e 2. Às quartas-feiras, temos realizado o estudo panorâmico do Antigo Testamento, com uma revista doada pela editora Cristã Evangélica. Louvamos a Deus pelo crescimento que temos visto na vida de cada membro que tem participado dos estudos ao vermos os frutos em suas vidas.
Nesse ano pude treinar dois casais para o diaconato da igreja. Eles são os primeiros a exercerem esse ministério na igreja e como nos alegra o coração ver o crescimento espiritual de cada um!
Também realizamos o I Acampamento Infantil da Igreja com a participação da Missão Quadrangular. As crianças e os pais foram muito edificados. Ao todo foram 120 pequenos.
Kmail Foun: Com a graça de Deus fortalecemos nossos laços com os moradores e iniciamos um Ponto de Pregação na Aldeia de Kmail Foun. Nesse ano prestamos assistência espiritual de saúde na Aldeia. Algumas pessoas vieram a confessar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.  Em Janeiro iniciaremos as atividades da Igreja Batista Nasional de Kmail Foun, com a graça de Deus.
Kakaulidun: Essa é uma grande porta que nos foi aberta nessa Aldeia, pois fomos convidados pelos moradores, especificamente a esposa do chefe da aldeia, para que pudéssemos contar histórias Bíblicas para as crianças e ensinar Português para os adultos. Temos caminhado com amor, sabedoria, e cuidado, procurando dar bom testemunho e, desse modo, percebemos que aos poucos, eles têm se aberto e já vemos corações começando a se quebrantar pelo amor de Deus.

Projeto para 2015

Início das atividades com a Igreja Batista Nasional em Kmail Foun, juntamente com as atividades do Projeto Alcance, que engloba cursos de alfabetização, português, artesanato, culinária e noções básicas de higiene e saúde.
Abertura do CTM - Centro de Teologia e Missões - temos trabalhado e feito muitos contatos para que o sonho de ter um curso teológico no Timor Leste seja concretizado.
Estruturar o projeto em Kakaulidum, onde pretendemos atender mais as necessidades desta comunidade.
Na Igreja Batista Manancial aprofundar os estudos Bíblicos às quartas-feiras.
Outro plano que temos para 2015 é a nossa ida ao Brasil. Já conversamos com nossa organização -a JAMI-CBN- e nossa igreja – PIBB -, assim estaremos no Brasil de Maio a Julho do próximo ano.

Díli, Setembro de 2014
Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Hb 4. 14-16

 Pensamento

Jesus, homem, Deus, Salvador, o Filho de Deus que foi enviado à terra para ser como os homens e assim padecer e sofrer tudo o que sofremos, pois em nada Ele foi diferente de nós, senão por um único detalhe, Ele nunca pecou!
E isso é que faz d’Ele tudo o que é para nós, Ele não pecou, e por isso Ele é o nosso Sumo Sacerdote.  Deu sua vida para que, por meio dela, o Seu rebanho fosse conduzido em paz, graça e alegria à Salvação eterna que há em Seu  nome.
A graça é o de que precisamos hoje, para continuarmos firmes e sabedores de que por ela temos a certeza da provisão para a vida eterna, no céu, ao lado de nosso amado Salvador. Pois pela graça, e tão somente por ela, é que somos salvos. Então nos apeguemos a ela, a graça, que é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Sobre Nós

Tem sido um tempo muito bom esse que temos vivido aqui no Timor Leste. A cada dia tem aumentado nosso carinho e amor pelo povo timorense e assim temos   aumentado nossa amizade  e o nosso ciclo de amigos e pessoas com as quais nos relacionamos.
O João Pedro só tem crescido e nesse mês de Setembro, no dia 9, ele estará completando seis anos. Nossa como o tempo passa rápido! Aqui é um lugar que ele adora pois tem liberdade para brincar, e gosta muito  quando vamos aos nossos trabalhos tanto em Kmail Foun como em Kakaulidun. Nesses locais ele já tem vários amigos e os meninos adoram quando ele vai e como ele já fala muito bem o Tétum, ele se faz.
Sandra tem estado bem atarefada pois, no mês de Agosto, a Igreja realizou o primeiro acampamento com as crianças e foi um grande desafio mas ela, com seu empenho e capacidade e criatividade, conseguiu fazer tudo muito bem feito.
Eu, Guerreiro, tenho caminhado bem também e, graças a Deus, estamos tanto como família e como indivíduos experimentado a boa porção daquilo que Deus tem para nós.
A cada ciclo de nossa vida aqui temos visto Deus abrindo as portas para algo novo e constantemente nos sentimos desafiados e isso é bom. Vemos o cuidado de Deus em nos ensinar e nos mostrar o Seu amor  por esse povo que tanto necessita  de uma demonstração de carinho e afeto.
Somos gratos pelo privilégio de viver esse tempo; somos gratos pois Deus tem nos usado a cada um de nós de forma específica.

Atividades

Nesses meses de Junho, Julho e Agosto tivemos muito trabalho, graças a Deus.
Na Igreja Batista Manancial temos seguido com temos planejado, ensinado e ministrado a Palavra de Deus aos membros, e assim fazendo com que eles cresçam na graça e conhecimento de sua Palavra. Sendo assim a Sandra tem focado, nas aulas e no culto das crianças, uma vida cristã com principios e fundamentos bíblicos. Com adultos temos trabalhado na Escola Bíblica, bem como nas ministrações, os valores e princípios da vida cristã, buscando assim fazer com que eles entendam e vivam a cultura do reino de Deus, para que eles vivam o melhor que Deus tem para cada um deles. Isso porque tanto os costumes e a cultura animista aqui são muito fortes e impregnados na vida do povo, mas a graça de Deus sempre triunfa e temos visto isso acontecer na vida deles. Já na quarta-feira temos focado no Estudo Bíblico do Antigo Testamento, temos a cada quarta-feira estudado o panorama de cada livro. Isso tem sido muito bom para nossos membros pois devido à dificuldade de não haver uma Bíblia em sua língua muitos até leem, porém, não têm a correta compreensão do que está lendo.
Em Kmail Foun tivemos alguns problemas nesse tempo mas algo que já foi resolvido e estamos voltando a caminhar bem ali, e estamos firmes no propósito de muito breve começar a construção do nosso Templo ali. As pessoas dessa aldeia, que têm caminhado junto conosco, nesse mês de Setembro iniciarão o discipulado para podermos batizá-las e oficializar todo o trabalho.
Em Kakaulidun temos nos alegrado muito pois é um prazer enorme poder ver o que Deus tem feito ali. As crianças ficam ansiosas para chegar o domingo e poderem ouvir uma história, cantar, dançar, e as mães para aprenderem o português, sim, porque iniciamos uma classe ali com os adultos, e assim, aos poucos, eles vão confiando e se abrindo para que possamos lhes falar das boas novas. Temos fé que nessa aldeia nascerá uma boa, forte e sólida igreja.
No mês de Julho fomos convidados, Eu e Sandra, pelos alunos do curso de agricultura da UNTL (univesidade nacional) para podermos ensinar-lhes a língua portuguesa.
Entre os dias 21 a 23 de Agosto realizamos o primeiro acampamento com as crianças da Igreja Batista Manancial em parceria com a Missão Quadrangular no Timor Leste. Tivemos a presença de 110 crianças e foi muito bom poder ver essas crianças sendo tocadas pelo poder e pelo grande amor de Deus.

Curiosidades da Cultura

Aqui no Timor Leste uma das maneiras mais tradicionais para se comprar alimentos, frescos ou não, é na feira (ou mercado com eles chamam aqui).
O mais tradicional aqui em Dili é o mercado de Taibessi, que é onde fica a escola do João Pedro. Nesse mercado você pode comprar - e encontra - de tudo, tudo mesmo. Você pode comprar roupas usadas, sapatos, arroz, feijão, carne, verdura, legumes, frutas, pão, bebiidas e até alimentos em conserva e animais vivos. Aqui tem de tudo.
É interessante poder dar uma volta pelo mercado, pois é uma área bem grande onde cada um tem sua barraca e é dessa barraca que, na maioria das vezes, é que sai o sustento para toda a família, ou seja, eles vivem do que conseguem vender nessas barracas.
Outro ponto muito interessante no mercado do Taibessi é você observar que muitos  comerciantes vêm dos distritos para fazerem as compras para abastecer seu Quiosque, que é o local onde eles vendem de tudo também mas nos distritos, nas vilas e aldeias. O curioso é que eles compram só de quem ou é do seu distrito ou quem, pelo menos, fale sua língua materna. É uma forma curiosa e interessante, pois isso garante com que todas as barracas, que são mais de 1000, consigam vender seus produtos.
Esse é o nosso Timor, vivendo e aprendendo sobre a cultura! 

Agradecimentos

Somos gratos a Deus pela oportunidade de podermos estar no Timor Leste colaborando para a expansão e crescimento do reino de Deus aqui.
Queremos agradecer  a cada igreja e a cada pessoa que tem nos apioado nesse projeto, pois sem suas orações e ofertas não conseguiriamos fazer nada por aqui. Sabemos que cada vitória que temos aqui é parte de um trabalho em equipe que começa com as orações e o apoio de vocês. Nós somos apenas aqueles que estão na linha de frente, e  é importante sabermos que a retaguarda está muito bem protegida por cada um de vocês. Por isso muito obrigado por cada oração, muito obrigado por cada oferta, e muito obrigado por confiar em nós.
Queremos agradecer a Deus   por nossa igreja enviadora - a PIBB- que nesse mês de Setembro completará 57 anos. Parabéns à nossa amada igreja.
Queremos agradecer também a IBNVM—Igreja Batista Nacional de Vila Maria - que levantou uma oferta especial para nos abençoar.  Em breve estaremos contando e mostrando essa bênção.
Muito obrigado à nossa Junta de Missões pelo apoio e paciência e tem nos ajudado aqui, muito obrigado pastor Ronald e irmã Cecília.
Por fim agradecemos a Deus porque nesse mês de Setembro, precisamente no dia 9, o João Pedro completará 06 anos de vida e quem conhece sua história sabe do milagre que aconteceu na vida dele. Por isso e muito mais agradecemos ao Senhor da vida. Tamém agradecemos a Deus pois no dia 8 de Setembro estaremos completando 07 anos de casados.
Deus abençoe a todos!

Outros Motivos de Agradecimentos

·          Pelas atividades que temos realizado aqui na igreja, em Kmail Foun e Kakaulidun;
·          Pelo acampamento das crianças que foi uma bênção.
·          Por nossa saúde e pelo apoio que temos recebido das igrejas no Brasil.

Pedidos de Oração

·          Por nossas finanças: Para que em tudo possamos ser supridos aqui pois com as novas frentes de trabalho também aumentam um pouco nossos gastos.
·          Pelos trabalhos que temos realizado na Igreja Batista Manancial, na Aldeia de Kmail Foun e Kakaulidun e por nossos alunos da UNTL.
·          Para que Deus possa nos usar com poder e autoridade nessa nação, e que as pessoas queiram receber a Jesus em suas vidas, ore por conversões.
·          Por nossa saúde física: para que o Senhor nos fortaleça e nos dê vigor físico e espiritual.
·          Pela JAMI, nossa agência de missão, e seus missionários espalhados no mundo pregando o evangelho de Cristo.
Missionários:
José Guerreiro Jr., Sandra e João Pedro.




Díli, Maio de 2014



“Continuem firmes na oração, sempre alerta ao orarem e dando           graças a Deus.Orem também por nós a fim de que Deus nos dê   uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem, que trata do segredo de Cristo. Pois é por causa dessa mensagem que estou na cadeia. Portanto, orem para que eu faça com que o segredo de Cristo seja bem conhecido, como é o meu dever.Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e                 aproveitem bem o tempo que passarem com eles. Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!”(Cl 4.2-6)

Pensamento

Uma das grandes estratégias, bem como uma grande falha, que hoje ocorre no meio cristão tem sido a falta de sabedoria em se comunicar o evangelho.
A grande sabedoria está em sabermos como fazê-lo, sem contudo nos acovardarmos, sempre dando bom testemunho e nunca perdermos uma oportunidade de anunciar as boas novas àqueles que se dispõem a ouvir. Devemos buscar ser sal, mas um sal que tenha um tempero agradável e suave,  que tenha bom gosto, assim faremos a diferença na vida daqueles que estão no mundo.
Foi para isso que fomos chamados, para sermos e fazermos a diferença, e não para sermos mais do mesmo que existe no mundo.


Sobre Nós

Somos muito agradecidos a Deus pois nesse tempo Ele tem cuidado de nós sempre nos mínimos detalhes.
No  final do mês de Abril e começo do mês de Maio estivemos em Bali, na Indonésia, para um tempo de férias. Aproveitamos para comprar roupas, o que até pode parecer engraçado,  mas aqui no Timor somos grandes e eu, Guerreiro, sou gordo, pois sempre que procuro por uma calça eles dizem que grande não tem. Também aproveitamos para eu, Guerreiro, e João irmos ao “Specialis Mata” assim é como se diz oftalmologista em Bahasa Indonésio. Graças Deus está tudo bem com nossa visão e isso é  muito bom. Mas nesse tempo também pudemos descansar e passear um pouco, conhecer melhor a ilha de Bali, seus costumes, sua religião, sua culinária e muitas outras coisas.
O João Pedro ficou vislumbrado quando fizemos uma visita ao vulcão que existe na ilha e que se encontra adormecido! Feliz quando visitamos o Templo de Uluwatu onde os macacos são considerados sagrados e ele pode dar comida aos macacos.
Glorificamos a Deus por esse tempo de descanso e provisão. Pudemos recarregar nossas energias e voltar com um novo gás para trabalharmos com mais afinco na proclamação do Reino de Deus aqui no Timor Leste.

Atividades

Nos meses de Março, Abril e Maio estivemos bem ativos por aqui e pudemos fazer muitas coisas e vermos a poderosa mão de Deus agindo em nosso favor.
No mês de Março, após um período de recesso, retornamos às atividades da EBD, Escola Bíblica Dominical, onde temos nos aplicado muito em ensinar a Palavra de Deus a toda a Igreja para que todos possam compreender a boa e perfeita vontadade de Deus para cada um, e temos ficado muito felizes com os resultados obtidos nesse tempo. Podemos ver o crescimento, mesmo que ainda singelo, e o avanço de muitos de nossos queridos irmãos no conhecimento da Palavra de Deus.
Também iniciamos com a igreja uma série de Estudos Bíblicos sobre o Antigo Testamento, um panorama Bíblico, para que todos possam compreender melhor todos os livros. Tem sido um tempo muito bom. Podemos ver que  eles têm aprendido muito e comparado sua cultura quanto aos usos e costumes com as práticas daquele tempo.
Com as crianças temos avançado bem e Sandra tem feito um excelente trabalho quanto à formação dessa nova geração para a igreja. Tem sido focado  a formação do cater e vida com Deus, sempre pautando os princípios Bíblicos.
Através desses trabalhos com crianças várias portas têm se aberto. Nesse período de Março a Maio iniciamos, em conjunto com a Igreja Batista Manancial, um ponto de pregação na Aldeia de Kmail Foun, onde as portas foram abertas para podemos pregar o evangelho e futuramente abrirmos ali uma nova Igreja Batista com pessoas batizadas e uma liderança instituída em nome de Jesus. Também nesse mês de Maio, fomos convidados por uma senhora  católica a começar um trabalho com as crianças na Aldeia de Kakaulidun, aqui em Dili mesmo, onde todos os domingos, à tarde, temos ido ministrar e contar histórias da Bíblia às crianças, o que nos alegra pois as mães e os pais sempre têm se assentado para ouvir  as histórias e cremos que em breve poderemos ministrar aos adultos também.
Na igreja demos início, em Março, ao treinamento de dois casais para o curso de diáconos e esses serão os primeiros diáconos da Igreja Batista Manancial. Também começamos um treinamento com toda a liderança da Igreja para que todos possam se aprimorar e conhecer melhor o chamado de Deus, sua Palavra e como um líder deve caminhar com relação ao seu testemunho e caráter cristão.

Curiosidades da Cultura

A LENDA DO CROCODILO
conto e lenda de TIMOR
“Em Massacar, na ilha dos celebes, vivia um crocodilo. Isto passou-se muito antes dos tempos que já lá vão. Velho, sem velocidade para os peixes da ribeira, não teve outro recurso senão por péseco e aventurar-se terras adentro a ver se topava cão ou porco que lhe matasse a fome.
Andou, andou e nada topou.
Resolveu regressar, mas o caminho era longo e o sol ardia. Abrasado, sentiu o crocodilo que as forças iam faltar-lhe e que, mais passo menos passo, ficaria ali como uma pedra.
Mas o acaso fez que lhe passasse mesmo à mão e a tempo um rapaz. Este, condoído, ajudou-o a arrastar-se até à ribeira. O crocodilo ficou-lhe gratíssimo, oferecendo-se para, a partir daquele dia, o levar às costas pelas águas dos rios e do mar.
Certa vez, apertada pela fome e sem cão ou porco que a matasse, dicidiu-se a comer o rapaz. Antes, porém, para alívio da consciência, consultou os outros animais sobre se devia ou não comê-lo. Desde a baleia ao macaco todos ralharam muito com ele acusando-o de ser ingrato.
Inclinado-se perante a opinião geral e no receio de que a sua presença passasse, de futuro, a ser mal tolerada, o crocodilo dispôs-se a partir mar fora e a levar consigo o dedicado rapaz por quem, vencida a tentação, sentia amizade quase paternal.

Foi nesta disposição que convidou o rapaz a pular-lhe para as costas.
Fazendo-se, então, ao mar, nadou, onda após onda, em demanda das terras onde nasce o sol, convencido de que lá havia de encontrar um disco de oiro semelhante ao outro que o norteava. Porém, quando, já cansado de nadar, pensou em dar meia volta e regressar às terras de origem, sentiu que o corpo se lhe imobiliza e se transformava rapidamente em pedra e terra, crescendo, crescendo, até atingir as dimensões de uma ilha.
Caminhou então o rapaz sobre o dorso desta ilha, rodeou-a com o olhar e chamou-a de Timor que, em língua malaia, quer dizer oriente.”
Essa lenda faz desse animal um ser sagrado aqui, sendo por vezes venerado pelos feiticeiros locais.

Extraido do site: http://ola-comoestas.blogspot.com



Agradecimentos

Nossos agradecimentos são para todos que, de alguma forma, têm cooperado conosco nessa missão.
Agradecemos à nossa Igreja PIBB, e ao nosso pastor José Carlos Silva por todo apoio e ajuda que ele sempre com muita paciência tem nos dispensado.
Agradecemos à LERBAN, pelo envio das revistas para a Escola de Líderes, que temos utilizado para o aprimoramento e formação dos novos líderes da Igreja Batista Manancial para o Timor Leste.
Ao pastor Leônidas Ghelli  agradecemos pelo apoio com o material para o curso de formação de diáconos.
Em especial agradecemos a cada Igreja que tem caminhado conosco nesse tempo. Sabemos que muitas têm passado por lutas e dificuldades, mas mesmo assim têm sido fiel em manter o comprossimo! Nossa oração é para que Deus possa em tudo suprir a cada igreja e pessoa que tem investido nesse projeto muito mais do que aquilo que pedimos e pensamos.
Somos gratos por podermos assistir à Conferência Missionária da IBC-Anápolis. Foram palavras abençoadoras que ouvimos.
Assim com à XIV Consulta Missionária da JAMI, nossa Junta de Missões, e poder ver mesmo que pelo computador nossos amigos e companheiros de caminhada.
Que Deus abençoe a todos! Muito e sempre!

Outros Motivos de Agradecimentos

Agradecemos a Deus
¨       Por nosso tempo de férias, em Bali, e por todo suporte de nossa Igreja, a PIBB.
¨       Pelo aniversário do Guerreiro em 30 de Abril, 41 anos.
¨       Pelas aberturas para pregação do Evangelho aqui no Timor Leste.


Pedidos de Oração

·         Por nossas finanças: Para que em tudo possamos ser supridos aqui pois com as novas frentes de trabalho também aumentam um pouco nossos gastos.
·         Pela compra de um carro nosso mesmo. Hoje temos usado um emprestado e como precisamos trabalhar nas montanhas e outros locais  precisamos do nosso mesmo.
·         Por uma vaga para o João Pedro na Escola Portuguesa. Cremos que essa vaga sairá!
·         Por nossa saúde física: para que o Senhor nos fortaleça e nos dê vigor físico e espiritual.
·         Pela JAMI, nossa agência de missão, e seus missionários espalhados no mundo pregando o evangelho de Cristo.



Missionários:
José Guerreiro Jr., Sandra e Joao Pedro.
Timor Leste.

JAMI/CBN

Díli, Fevereiro de 2014


Pensamento

Viver o evangelho e viver corajosamente e sem medo anunciarmos a Cristo verdadeiramente, assim a vida e caminhada cristã depende de como queremos viver. Ou vivemos uma vida em que a chama do Espírito Santo de Deus esteja constantemente acesa em nós ou nos tornamos mornos, e covardes para o que verdadeiramente devemos fazer.
Deus não nos deu um espírito de covardia, mas sim de coragem e intrepidez, fomos chamados a avançar com o Reino e não simplesmente a conservá-lo da forma como o encontramos. O Reino de Deus não é e nem nunca foi estático, ele está em constante movimento de avanço e seu avanço aponta para a vinda de Cristo Jesus para resgatar sua igreja, e isso faz com que seja urgente a tarefa de proclamação do evangelho, as boas novas da salvação.
Assim somos instigados a perseverar na fé e no amor caminhando com a ajuda e com Ele o Espírito Santo em nós.







Sobre Nós

Ficamos maravilhados com forma como Deus tem agido conosco. Mesmo com algumas dificuldades por alta de juros e tantas outras coisas que tem acontecido no Brasil em tudo o Senhor tem nos suprido.
Em Dezembro passamos nosso primeiro Natal longe do Brasil e de nossos entes queridos, mas o Senhor nos deu bons amigos aqui e assim podemos nos unir e celebrarmos com alegria e descontração o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O João, graças a Deus, tem caminhado bem, ficou muito feliz com os presentes que recebeu tanto os daqui como os que chegaram do Brasil. Nesse ano estamos buscando uma nova escola para ele, que  provavelmente sera em língua inglesa com professores filipinos, ainda não conseguimos vaga para ele na Escola Portuguesa, mas continuamos orando por essa oportunidade.
Eu e Sandra estamos muito bem e caminhando com nosso trabalho por aqui. No final de janeiro passamos um susto onde eu estava com suspeita de ter contraído dengue, mas, graças a Deus, foi apenas um susto.





Atividades


Durante o mês de Dezembro estivemos complementando os trabalhos de reforma da escola da JAMI – Centro Shallon e a preparação de material para o início do ano letivo.
Assim no dia 07 de Janeiro começar as atividades do ano letivo aqui, e nós estamos colaborando com o caminhar desses programas onde eu estou lecionando a matéria de Ensino Religioso para duas turmas do 4o°ano no período da manhã também preparando e dando suporte para o Ensino Religioso do 1o° ao 3°o ano. Sandra está com a Coordenaçao Pedágogica da pré-escola e também tem apoiado o trabalho de outra escola em uma aldeia vizinha à Dili que fica em Hera e é da JOCUM Australia. O bom de tudo isso é que já conseguimos lecionar em Tétum e as crianças conseguem nos compreender bem.
No âmbito da igreja continuamos a atuar com as frentes que já mencionamos em cartas anteriores, porém nesse mês de janeiro EBD ficou de recesso e estará retornando em breve. O trabalho com as crianças tem caminhado bem, e aos poucos, elas vão aprendendo sobre Jesus e acerca da salvação.
Para este ano também fomos desafiados a realizar novas atividades com a igreja, sendo assim eu estarei como vice-pastor e líder da EBD.  A Sandra será líder do departamento infantil, e juntos, atuaremos como líderes do grupo de casais, conselheiros da liderança dos jovens, e começando o treinamento de dois casais para que sejam ordenados a diáconos, os primeiros na igreja.



“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, ..., pelo evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça.” 2 Tm 1.8-9)




Curiosidades da Cultura

Tradicionalmente a comida timorense é preparada em nós de bambu, em embrulhos de folhas de palmeira e de coqueiro, em panelas de barro, sendo cozidos e assados em fogueiras.
O arroz e o milho são a base da alimentação timorense . A carne mais consumida no Timor é a de búfalo, porco, cabrito e galinha. Os peixes também são muito apreciados. Os temperos usuais são feitos com tamarindo, bilimbe, piripiri, hortelã, sal, banha de porco e óleo.
São comuns na cozinha timorense o tukir (assados em nós de bambu) de cabrito, de veado e de enguia, o saboko (embrulhos em folha de bananeira) de peixe e de camarão e o singa(cozidos) de camarão, polvo e sardinha.
A influência das cozinhas chinesa e árabe também são visíveis no Timor Leste.




miliasilvaguerreiro.blogspot.com.br/

Agradecimentos



Queremos agradecer a Deus e também a todos os nossos parceiros e amigos pelo fato de no dia 26 de Janeiro termos completado nosso primeiro ano aqui no Timor Leste. Foi um ano de muito aprendizado e também de conhecermos muito o novo, uma nova cultura, uma nova língua, novos costumes, novos hábitos. Muitas coisas mudaram em nossas vidas nesse ano, com certeza, crescemos muito como pessoas e também espiritualmente, pois é uma realidade muito diferente estar fora do contexto da nossa nação, nossos irmãos e amigos, onde muitas coisas são diferentes, e por vezes o novo e diferente nos choca um pouco mas com o tempo vamos nos habituando e hoje estamos bem aqui, já conseguimos absorver muita coisa e aprender com o povo timorense sobre seus usos e costumes.
Agradecemos ao Senhor pelo privilégio de estarmos aqui, agradecemos também a cada igreja, e a cada irmão que tem investido em nosso ministério, que juntamente conosco tem acreditado nessa obra e lançado sua mão no arado seja orando ou mesmo contribuindo.
Muito obrigado por tudo e que venham mais anos e mais realizações nessa nação, que o nome de Jesus possa ser proclamado e que igrejas novas possam surgir e que a graça salvadora d’Ele alcance a nós todos aí no Brasil e aqui no Timor Leste.


MOTIVOS DE AGRADECIMENTOS



Ø  Agradecemos a Deus por completarmos nosso primeiro ano no Timor Leste.
Ø  Pela nova casa que conseguimos alugar.
Ø  Pelo aniversário da Sandra em 7 de Dezembro.
Ø  Pelo ano de 2014, que seja um ano onde caminharemos juntos para proclamar o nome de Jesus nessa nação.

Pedidos de Oração



v  Por nossas finanças: Em especial ore para que consigamos comprar um carro aqui, e também por novos parceiros pois com a alta do dólar e aumento do IOF nosso sustento teve uma perda considerável.
v  Por uma vaga para o João Pedro na Escola Portuguesa.
v  Por nossa saúde física: para que o Senhor nos fortaleça e nos dê vigor físico e espiritual. Nessa época a dengue e malária se proliferam muito por aqui.
v  Pela JAMI, nossa agência de missão, e seus missionários espalhados no mundo pregando o evangelho de Cristo.




Missionários:
José Guerreiro Jr., Sandra e Joao Pedro.
Timor Leste.

JAMI/CBN

Caminhando Lado a Lado
Dili, Junho de 2013
Não estamos querendo mandar na sua fé,  ... , queremos trabalhar com vocês  para que vocês sejam mais felizes ainda”. (2 Coríntios 1:24)
Aprendendendo a língua, os costumes, entendendo um pouco mais da cultura e, acima tudo, nunca nos colocarmos acima do povo, mas sempre procurando em tudo sermos iguais para que possamos caminhar juntos com o mesmo objetivo: Glorificar o Reino de Deus nessa nação!

Caminhando

Olá, queridos amigos e preciosos irmãos! Rogamos que o Senhor possa os abençoar e, em tudo, possa supri-los.
Já estamos há mais de quatro meses aqui no Timor Leste. Sabemos que é pouco tempo mas, às vezes, parece que já faz um bom tempo que aportamos em terras orientais.
 Nesse tempo aprendemos muitas coisas, fizemos amigos, conhecemos algumas necessidades, temos caminhado no aprendizado do Tétum e, hoje, já conseguimos conversar com as pessoas; ainda precisamos aprender muito mais para conseguir uma boa fluência. Temos entendido o quão importante se faz o aprendizado da língua para podermos falar com as pessoas nativas, e como eles ficam felizes quando um estrangeiro fala com eles no idioma deles. Ao fazer isso não lhes impomos nada, só mostramos que queremos trabalhar juntos: eles, nós e vocês, que têm colaborado fielmente conosco nesse ministério.
Nos próximos meses continuaremos a nos dedicar ainda ao estudo da língua e da cultura timorense. É um desafio conviver com costumes tão diferentes! Algumas coisas são engraçadas, como por exemplo, ter cuidado para não atropelar os porcos que passeiam no meio da rua, passar pela casa do nosso vizinho que cria um veado no quintal... Outras são tristes: Os gritos dos parentes que perdem seus entes queridos, os rituais realizados quando uma pessoa  morre, ver as velas acesas à tardezinha e as famílias conversando com os ancestrais... Outros fatos nos deixam muito admirados como, por exemplo, ver as criancinhas brincando nas valetas de esgoto a céu aberto todos os dias e não adoecerem (isso é sem dúvida a misericórdia de Deus).

 Atividades Realizadas

Nos meses de Abril, Maio e nesse começo de Junho temos trabalhado com a igreja e sempre ajudado na escola.
 Sandra continua o curso de treinamento com os professores e agora tem se dedicado à produção do material que é usado nas aulas da EBD para as crianças.
Guerreiro tem cooperado nas ministrações da palavra de Deus nos cultos dominicais, em estudos Bíblicos às quartas-feiras e no mês de Maio, a pedido da igreja, iniciamos um curso de português para os adultos e crianças. Temos 12 alunos matriculados e empenhados em aprender o Português pois esse é juntamente com o Tétum reconhecido pela Constituição do país como língua oficial e utilizada pelos órgãos públicos, porém o ensino nas escolas é muito deficitário.

Agradecimento

Agradecemos a Deus e aos irmãos da I.B.N de Vila Maria que, em Abril, enviou revistas para a EBD das crianças. Agradecemos muito e saibam que estão sendo de muita valia para o ensino das crianças e elas estão muito felizes! As lições são digitadas e depois traduzidas para que as professoras consigam ensinar.
Também louvamos a Deus, que nesse mês de Maio, proporcionou-nos as condições para que comprássemos uma moto Honda (spacy 110 cc). Ficamos felizes porque com ela podemos nos locomover melhor pela cidade e a um custo bem menor, pois o carro que estávamos usando era emprestado. E sem um meio de transporte próprio, irmãos, é quase impossível realizar o trabalho dada a dificuldade de locomoção. O transporte no país é muito deficitário.
 “Que fiquem alegres e contentes todos os que te adoram! E que os que são gratos pela tua ajuda digam sempre: “Como o Senhor é grande!”  (Salmo 70:16)

Motivos de Agradecimentos:

ü  Somos gratos a Deus pelos parceiros, financeiros e os intercessores que tem se
levantado na igreja Brasileira;
ü  Pela forma como Deus tem nos capacitado no aprendizado do Tétun;
ü  Pelos 40 anos que eu José Guerreiro completei no dia 30 de Abril;

 Pedidos de Oração:

*      Pelo nosso Visto de Trabalho e o do João, de Estudante: que não haja nenhum impedimento para que possamos recebê-los;
*      Por uma Vaga na Escola Portuguesa para o João Pedro;
*      Por nossa saúde física;
*      Por nossas finanças: temos tido alguns gastos a mais por conta do Visto que ainda não saiu.
*      Pela JAMI, nossa agência de missão, e seus missionários espalhados no mundo pregando o evangelho de Cristo.
No amor de Cristo
Missionários: José Guerreiro Jr., Sandra e João Pedro
JAMI/CBN
Timor Leste.
 

Caminhamos Para o Alvo!
Dili, Abril de 2013

“...Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante." (Filipenses 3.13b)
Nesse caminho percorrido, temos buscado olhar para frente visando alcançar o alvo traçado na anunciação do Reino de Deus.

Caminhando

Graças a Deus nesses pouco mais de dois meses que estamos morando aqui em Dili, Timor Leste estamos vendo a boa mão do Senhor a nos guiar pelo caminho traçado por Ele, e como o Senhor tem nos abençoado.
Já estamos bem instalados, em uma boa casa, num bom bairro aqui da cidade. Também temos estudado a língua local o tetun e graças a Deus já temos conseguido arranhar algumas conversas com as pessoas na língua local, porém ainda temos muito o que estudar para que possamos trabalhar com as pessoas daqui da forma que pretendemos e planejamos precisamos, até por questão de respeito, falar e bem a língua local, temos estudado com um professora três vezes por semana e em casa todos os dias.
O João Pedro está bem e se adaptando. Para ele foi um pouco mais difícil devido a questão da língua, mas hoje ele já aceita bem melhor. Já tem um amigo brasileiro da idade dele, o Nicolas filho de um casal de missionários. Hoje ele está estudando no Centro Shallon, mas temos aguardado um vaga na Escola Portuguesa para que ele possa ser alfabetizado em português. Também está muito feliz pois a uns 20 dias achamos perdida na rua uma gatinha (filhote) que ele levou para casa e colocou o nome de Marmelada.

Atividades Realizadas

Contudo não temos apenas estudado pois as necessidades vão surgindo cotidianamente aqui no campo e temos lançado nossas mãos no arado.
Sandra: com a ajuda da Isabel, nossa líder aqui, e com o Tobias tem ministrado as professoras das crianças na Igreja Batista Manancial, um curso para capacitação.
Guerreiro: sempre que solicitado pelo pr. Rui, tenho pregado a palavra aos domingos. As quartas que são os dias de estudo Bíblico, temos começado a ensinar aos irmãos a prática do EBI (Estudo Bíblico Indutivo), que tem sido muito bom pois assim todos podemos participar, debater, e aprender mais sobre a palavra de Deus. As pessoas tem participado e gostado muito. Também foi dado início ao um estudo com a liderança da igreja sobre os princípios e práticas batistas.
Na semana da páscoa foi realizada a EBF, um tempo muito abençoado com as crianças, tivemos a participação das crianças da igreja e das crianças da Igreja Pentecostal do Timor Leste, que fica ao lado da Escola Centro Shallon, onde temos estudado e trabalhado. As crianças adoraram, cantaram, dançaram, brincaram e aprenderam as histórias da Bíblia que falavam sobre Jesus e a Páscoa, decoraram versículos, etc.... Uma parte bem gratificante nessa EBF foi poder vermos as professoras que a Sandra tem treinado contar as histórias, foi muito bom ver o desenvolvimento delas.

Agradecimento

Agradecemos a Deus por cada pessoa que tem orado por nós, por cada um que tem investido e acreditado em nosso ministério, por cada igreja e pastor que tem nos apoiado. Que Deus possa sempre abençoa-los! Somos gratos a Isabel que tento tem ajudado aqui no Timor, bem como aos irmãos da igreja local por nos acolherem com tanto amor.
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12)
.

Motivos de Agradecimentos:

  • Somos gratos a Deus pelos parceiros, financeiros e os intercessores que tem se levantado na igreja Brasileira;
  • Por nossa adaptação aqui no Timor Leste, pela forma como temos sido tratados;
  • Pelo vida do João Pedro, sua saúde e adaptação a essa nova cultura;

Pedidos de Oração:

  • Por nosso Visto de Trabalho, e o do João de Estudante, para que não haja nenhum impedimento para que possamos recebe-los;
  • Por uma Vaga na Escola Portuguesa para o João Pedro;
  • Por nossa saúde física;
  • Por nossas finanças, temos tido alguns gatos a mais por conta do Visto.
No amor de Cristo
Missionários: José Guerreiro Jr., Sandra e João Pedro
JAMI-TL/CBN




Chegamos ao Timor Leste
Dili, Fevereiro de 2013
Queridos amigos não temos palavras para agradecer-lhes pelas orações, apoio e cuidado. É muito bom chegar ao campo sabendo que temos vocês conosco!
Chegamos ao Timor Leste no dia 26 de janeiro e fomos muito bem recebidos pelos irmãos da Igreja Batista Manancial no aeroporto. Ocasião em que recebemos o TAS (um tecido típico do Timor utilizado em ocasiões especiais), depois fomos acolhidos na casa da Miss. Isabel, que tem sido muito atenciosa com todos nós. Aos poucos nos adaptamos ao fuso horário e agora já conseguimos dormir bem a noite toda. Nos mudamos para nossa casinha e devagar as coisas estão sendo colocadas em ordem. A maioria dos produtos que consumimos aqui são produzidos fora do país, mas graças a Deus não temos tido dificuldade com a comida.
Tanto a igreja quanto a escola estão bem organizadas e temos nos colocado à disposição para ajudar no que for possível. Começamos nossas aulas de tetum a duas semanas. Por enquanto a língua é um obstáculo e por isso não podemos fazer muita coisa. Mesmo assim, recebemos o convite da igreja para assumirmos o Ministério de Casais. Já começamos a fazer algumas reuniões com os professores de crianças para iniciar um período de capacitação, temos procurado ir ao Centro de Ensino e Aprendizado Shallon pelas manhãs para observar o trabalho e ter contato com novas pessoas. 

Tem sido um período de aprendizado e entendimento do que é viver na dependência de Deus... Com tantas mudanças temos nos unido ainda mais como família e percebemos a graça e a bondade de Deus que se manifesta no aconchego do lar.

O João Pedro está bem! Às vezes arrisca dizer algumas palavras ou pequenas frases em tetum. Fica muito empolgado quando vê o lindo mar azul do Timor, mas também tem os seus desafios... Ainda não se acostumou com a escola e vive dizendo: “Eu estou quente”... Isso por causa do calor que faz por aqui.

Estamos bem e felizes com nosso Deus, sabemos que Ele nos trouxe para esse lugar com um propósito e estamos desejosos em cumpri-lo. Em tudo temos visto a boa e poderosa mão do Senhor sobre nós, nos guardando, protegendo e suprindo todas as nossas necessidades.

Desejamos ser bênção nessa nação para que o nome do Senhor seja glorificado e para honrar cada um de vocês queridos irmãos, que tem sido tão generosos conosco!

A todos nosso muito obrigado!

Maromak Fo Bensaun!
Motivos de Agradecimentos:


· Somos gratos a Deus por nossa Igreja—PIBB: Por todo apoio que nosso pastor e nossos irmãos tem nos dado;
· Pela provisão diária do Senhor sobre nossa vida;
·  Por nossa chegada ao Timor Leste em segurança.
Motivos de Oração:


· Pelo aprendizado da língua local, o Tetum.
· Por nossa saúde física.
· Pelo João Pedro, para que consigamos uma vaga para ele na escola portuguesa.








----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prosseguindo Para o Alvo!
Brasília, Outubro de 2012



Amados:

Graças a Deus que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. I Co.15.57

            Nesse tempo de divulgação  do Projeto Alcance, temos visto o Senhor nos direcionando em tudo e temos por meio d’Ele alcançado as vitórias.

Prosseguindo
            Nossos alvos já estão traçados e , pela graça de Deus, e em conjunto com nossa liderança aqui no Brasil e com a liderança da JAMI no Timor Leste marcamos nossa ida para o mês de janeiro. Dessa forma  agora estamos na reta final para fechar as parcerias que faltam para o complemento do sustento.

Atividades Realizadas
            Nos meses de agosto, setembro e início de outubro viajamos por alguns estados divulgando o Projeto Alcance.
            Várias oportunidades nos foram dadas e muitas pessoas demonstraram interesse em estar caminhando conosco nesse projeto. Nesse processo pudemos apresentar o Projeto Alcance em nossa igreja a PIBB, Igreja Batista Kerigma, Igreja Assembléia de Deus em Planaltina de Goiás, Igreja Cristã Carismática , Igreja Batista Manaaim, Congresso de Missões da CBN-DF, Igreja Batista Nova Jerusalém, Comunidade Batista de Araçatuba, Igreja de Jesus Cristo, também em Araçatuba, Igreja Batista do Lago em Londrina Paraná e Reunião da Ormiban-PR. Em todas essas igrejas fomos muito bem recebidos e todos os irmãos foram carinhosos conosco. Tem sido um tempo de muita andança, porém, temos tido o privilégio de ver o desejo  que nossos irmãos em Cristo têm por missões.

Agradecimento
                        Queremos agradecer em especial a uma querida irmã em Cristo na cidade de Araçatuba. Lucy é o seu nome e ela nos ajudou muito conseguindo marcar várias consultas e exames que precisávamos fazer e todos fomos agraciados pela bondade e amor cristão demonstrados por essa querida irmã em Cristo.

Aniversário
            No dia 9 de setembro, o João Pedro completou seu quarto aniversário. Ele tem crescido muito saudável! Aleluia! Como procedimento normal, por causa da cirurgia de retinopatia que ele fez aos quatro meses de vida, nós o levamos anualmente ao oftalmologista, que ficou maravilhado porque o João Pedro não teve nenhuma sequela e nem desenvolveu miopia, como a maioria das crianças que fazem essa cirurgia. Glória a Deus!

De volta para Brasília
            Hoje estamos de volta para Brasília trabalhando nos últimos detalhes para nossa ida ao campo missionário.
            “A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês.
Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria
por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14 )




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um Novo Tempo em Nossa Vida Ministerial
Brasília,  Agosto de 2012                                                                  


Somos muito gratos a Deus! Em tudo o Senhor  tem nos guiado e direcionado. Agradecemos ao Pai pelo fortalecimento no tempo que passamos na JAMI - Junta Administrativa de Missões - pela sabedoria e por termos conseguido chegar ao fim do Curso de Especialização em Missiologia. Nossa gratidão também a todos os apoiadores e intercessores que acreditaram, e ainda acreditam, em nós! Não temos palavras para expressar  nossa gratidão e amor. Sabemos que somente Deus  poderia ter estabelecido vínculos dessa forma e assim reconhecemos o valor inestimável de cada um de vocês.
Um Novo Tempo
            Agora iniciamos uma nova fase em nossa vida ministerial, onde trabalharemos a divulgação do projeto e buscaremos novos parceiros para  a complementação do sustento necessário. Estamos  em busca de novos contatos para apresentar o projeto e  conseguir  novos parceiros de equipe, tanto para o apoio financeiro quanto para intercessão.
Atividades Realizadas
            Nos meses de junho, julho e início de agosto estivemos estudando e fechando todas as atividades relacionadas ao Curso de Especialização.
            Tivemos a oportunidade de visitar duas preciosas igrejas que apoiam nosso ministério: Igreja Batista Nacional de Vila Maria-SP  e Igreja Batista Nacional Nova Aliança em Barra Mansa-RJ. Em ambas fomos recebidos com muito carinho! Foram dias agradáveis e abençoados. Fomos grandemente edificados com a graça e amor de Deus demonstrados a nós por meio dos irmãos tão especiais que fazem parte dessas duas igrejas.
            Finalmente depois de seis meses retornamos para Brasília!  É muito  bom estar de volta à casa (nossa igreja): Primeira Igreja Batista de Brasília. Fomos acolhidos com muito amor. Foi maravilhoso rever, abraçar, sorrir e matar a saudade de nossos  queridos irmãos e irmãs que, de uma maneira tão linda, tem nos abençoado e cuidado de nossa família em todos os sentidos!
            Estamos acomodados na casa do senhor Cícero (vovô materno do João Pedro que, por sinal , tem sido muito paparicado nesses dias). Tem sido um tempo de muita alegria e comunhão com nossas famílias consanguínea e espiritual.

            “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. “ (Filipenses 3:13-14 )


------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Belo Horizonte, 14 de Maio de 2012.

Graça e paz aos amados irmãos em Cristo Jesus.


Glorificamos a Deus pelo privilégio de poder servi- Lo e pelos amados irmãos e irmãs em Cristo que Deus, em sua infinita bondade, tem posto ao nosso lado como nossos mantenedores, intercessores e principalmente como amigos.
            Nesse mês de Abril tivemos muitas atividades aqui na JAMI, muitas aulas...muito estudo, mas tudo tem sido de grande relevância para nossas vidas. Na última semana terminamos um projeto para o plantio de uma igreja na cidade de Lima e esperamos que tudo possa transcorrer bem para a expansão do Reino de Deus naquele país. 
Outra bênção que recebemos aqui foi a de conseguirmos uma vaga para o João Pedro numa escola pública infantil de excelente qualidade (melhor do que onde estudava antes), e ele se adaptou muito bem, graças a Deus. Nosso estágio tem se desenvolvido muito bem e nesse mês demos continuidade ao treinamento para evangelismo que temos ministrado na igreja a qual estamos apoiando.
            Agora entramos na segunda fase do curso, já visando o final das aulas as quais deverão encerrar dia 27/07. Dessa forma começamos a nos preparar para o período de estágio na cidade de Lima-Peru, onde pretendemos fazer um bom levantamento de tudo o que iremos precisar para que, em Janeiro de 2013, possamos estar de volta ao Peru, onde poderemos desenvolver todo o projeto que vai do apoio ao Instituto Bíblico, realização das Jornadas Teológicas e o Plantio de Igreja.
        Cientes de que podemos contar com o amor de vocês e suas orações, queremos compartilhar nossos motivos de oração:

  • Por graça e sabedoria  de Deus em tudo o que estamos fazendo e em tudo que iremos fazer para que possa ser realizado com excelência;
  • Por nossa saúde, em todas as áreas;
  • Por nosso filho, João Pedro, para que Deus já possa trabalhar em sua vida, pois, no segundo semestre, iremos para um período de dois meses no Peru. Orem para que essas mudanças não venham afetá-lo.
  • Por  nosso estágio e pelo levantamento da quantia relacionada às nossas despesas;
  • Por nossos mantenedores: igrejas e pessoas que o Senhor tem levantado para segurar as cordas para que possamos fazer o trabalho com excelência. Orem  pelas igrejas:

  1. PIBB ( Primeira Igreja Batista de Brasília)
  2. Igreja Batista Kerigma.
  3. Igreja Batista Nacional de Vila Maria em São Paulo.


  • Orem também por nossos mantenedores particulares: que Deus retribua a cada um muito mais, e que sempre haja abastança em suas casas.
  • Por nossos intercessores:
  1. Comunidade Batista de Araçatuba.
  2. Cada irmão(a) que tem se levantado para nos ajudar e sustentar em oração.

Amados, que Deus possa abençoar a vida de cada um de vocês, muito e sempre. Temos consciência da importância de cada um em nossa vida e ministério. Somos gratos a Deus por todos vocês.

“Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.
Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1ª Tessalonicenses 1:2-3)




Guerreiro, Sandra e João Pedro
Tel. 61-91223003 begin_of_the_skype_highlighting            61-91223003      end_of_the_skype_highlighting
Visite nosso Blog: Familia Silva Guerreiro
Skype: joseguerreiro1973
Twitter; @jguerreiro1973




------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Belo Horizonte, 04 de Abril de 2012.

Graça e paz aos amados irmãos em Cristo Jesus.


Somos muito gratos a Deus por suas orações e pela ajuda que cada um tem nos dado. Primeiramente queremos agradecer a todos por suas orações e gostaríamos de compartilhar as bênçãos que já recebemos através e por meio delas.
           Esse mês que passou foi um pouco atribulado, nessa última semana o João Pedro teve uma crise de sinusite e como o atendimento publico aqui é bem ruim, porque estamos na periferia tivemos que ir duas vezes a um hospital particular mas graças a Deus tivemos condições para pagar as consultas e comprar os remédios, somos gratos também ao pastor Elcimar (que em todos os momentos nos acompanhou e nos ajudou.
            Nossas aulas nesse mês também foram bem puxadas, tivemos três módulos de estudos cada um com cinco dias e uma média de seis horas e meia de aula e mais três de estudo, mas graças a Deus que tem nos capacitado ao aprendizado. Nesse mês também iniciamos a elaboração de nosso projeto para o Peru, somos gratos a Deus, pois Ele tem nos direcionado em tudo.
            Nosso estágio já está definido que será no Peru, onde aproveitaremos para conhecer a cidade de Lima e fazermos um bom levantamento do campo onde estaremos trabalhando em definitivo.
        Cientes de que podemos contar com o amor de vocês e suas orações queremos compartilhar nossos motivos de oração:

●     Ore para que Deus nos dê graça e sabedoria para fazermos o projeto missionário com excelência;
●     Por nossa saúde física, principalmente pelo João Pedro para que seja curado por completo da sinusite.
●     Para o nosso estágio ore para que consigamos nesse tempo levantar a quantia relacionada nossas despesas;
●     Ore por nossos mantenedores: igrejas e pessoas que o Senhor tem levantado para segurar as cordas para que possamos fazer o trabalho com excelência. Ore pelas igrejas:
1.    PIBB ( Primeira Igreja Batista de Brasília)
2.    Igreja Batista Kerigma.
3.    Igreja Batista Nacional de Vila Maria em São Paulo.
Ore também por nossos mantenedores particulares: que Deus retribua a cada um muito mais e que sempre haja abastança em suas casas.
●     Por nossos intercessores:
a.    Comunidade Batista de Araçatuba.
b.    Por cada irmão(a) que tem se levantado para nos ajudar e sustentar em oração.
Amados, que Deus possa abençoar a vida de cada um de vocês, muito e sempre. Temos consciência da importância de cada um em nossa vida e ministério. Somos gratos a Deus por todos vocês.

Guerreiro, Sandra e João Pedro
Tel. 61-91223003 begin_of_the_skype_highlighting            61-91223003      end_of_the_skype_highlighting
Visite nosso Blog: Familia Silva Guerreiro
Skype: joseguerreiro1973
Twitter; @jguerreiro1973
------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Belo Horizonte, 19 de Fevereiro de 2012

Graça e paz aos amados irmãos em Cristo Jesus.


Somos muito gratos a Deus por suas orações e pela ajuda que cada um tem nos dado. Primeiramente queremos agradecer a todos por suas orações e gostaríamos de compartilhar as bênçãos que já recebemos através e por meio delas.
         Queremos compartilhar que nossas aulas já se iniciaram e tudo está indo muito bem, nossa adaptação, as amizades que estão se desenvolvendo com a turma, enfim, Deus tem nos dado muita graça e isso não só a nós mas a todos os irmãos e irmãs que aqui estudam.
Outro ponto em que também temos visto a poderosa mão de Deus é na vida do João Pedro. O Senhor o tem abençoado muito; aqui na JAMI ele já é o xodó das duas turmas (Especialização e Formação Missionária). Já sabe o nome de todo mundo, brinca com todos, tem sido uma grande bênção. Na escola, graças a Deus, ele também se adaptou muito bem e vemos nisso tudo a resposta de Deus às orações dos amados irmãos. Também estamos muito agradecidos a Deus por ter abençoado nossas finanças e, em tudo, Ele tem nos suprido. Por isso somos muito gratos  a Ele e aos irmãos e irmãs que têm nos ajudado e sustentado em suas orações.
        Cientes de que podemos contar com o amor de vocês e suas orações, queremos compartilhar nossos  motivos de oração:

●     Numa das disciplinas estudadas, temos que desenvolver nosso projeto para o campo. Ore para que Deus nos dê graça e sabedoria para fazermos o projeto com excelência;
●     Em agosto daremos início ao nosso processo de estágio e temos uma perspectiva de realizá-lo num país da África ou da América Latina. Pedimos oração para que o Senhor direcione para o campo onde houver maior necessidade. Ore também para que consigamos nesse tempo levantar a quantia relacionada as passagens aéreas e outras despesas;
●     Nossos mantenedores: igrejas e pessoas que o Senhor tem levantado para segurar as cordas para que possamos fazer o trabalho com excelência. Ore pelas igrejas:
1.    PIBB ( Primeira Igreja Batista de Brasília)
2.    Igreja Batista Kerigma.
3.    Igreja Batista Nacional de Vila Maria em São Paulo.
Ore também por nossos mantenedores particulares: que Deus retribua a cada um 100 vezes mais e que sempre haja abastança em suas casas.
●     Nossos intercessores:
a.    Comunidade Batista de Araçatuba.
b.    Por cada irmão(a) que tem se levantado para nos ajudar e sustentar em oração.
Amados, que Deus possa abençoar a vida de cada um de vocês, muito e sempre. Temos consciência da importância de cada um em nossa vida e ministério. Somos gratos a Deus por todos vocês. 


Que Deus abençoe grandemente a cada um.

Guerreiro, Sandra e João Pedro.


================================================================================================================================================






Graça e paz meus amados.

Já estamos na JAMI, agradecemos as orações de nossos amados irmãos e irmãs, nessa semana que se passou, graças a Deus fizemos uma ótima viagem e nesses primeiros dias aqui na JAMI tudo tem transcorrido muito bem graças ao nosso bom Deus.

Que Deus abençoe grandemente a cada um.

Guerreiro, Sandra e João Pedro.



Pedidos de Oração:

29/01/2012.


  • Pelo inicio das aulas no dia 01/Fev. que tudo possa correr bem, que possamos firmar ainda mais nossas amizades com o pessoal aqui na base.
  • Pelo João Pedro, pois suas aulas também se inciam no dia 01/Fev. para que ele possa ter uma boa adaptação em sua nova escola e por sua saúde. 
  • Por nossas finanças e nossa saúde, para que tudo possa transcorrer muito bem. 
  • Por nossos mantenedores; igrejas e pessoas que o Senhor tem levantado para segurar as cordas para que possamos fazer o trabalho com excelência. 
           Ore pelas igrejas:
          - PIBB ( Primeira Igreja Batista de Brasília)
          - Igreja Batista Kerigma.
          - Igreja Batista Nacional de Vila Maria em São Paulo.
       
           Ore também por nossos mantenedores particular, que Deus retribua a cada um 100 vezes mais, e que sempre haja abastança em suas casas.

           Orem por nossos intercessores:
           - Comunidade Batista de Araçatuba.
           - Por cada irmão(a) que tem se levantado para nos ajudar em sustentar em oração.


  • Peço em especial  que orem pela venda do livro que escrevi, "Meditação: O retorno da meditação como um imperativo a uma nova ordem ministerial".que Deus possa abrir as portas e que todos  possam ser vendidos e principalmente que cada livro possa abençoar a vida do leitor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares