terça-feira, 9 de julho de 2013

Meditações em Romanos 10




Pensamento:

O zelo religioso não significa salvação, pois isso simplesmente nos direciona a uma determinada religião e não aos corretos caminhos de Deus.

Israel passou por isso e ignorou a justiça de Deus e estabeleceu a sua própria, criada por homens extremamentes zelosos por seus costumes e sua religião. Porém isso os afastaram dos planos de Deus, os tornaram como filhos rebeldes e tudo o que havia sido planejado para eles, foi transferido ao um povo que eles abominavam.

Hoje semelhantemente os homens tem abandonado os desígnios de Deus para cumprirem e seguirem os seus próprios. Deus tem sido colocado em um segundo plano até mesmo dentro daquelas instituições que se denominam cristãs.

Definitivamente essas pessoas não tem se baseado no conhecimento e muito menos na vivência com o Salvador, não compreenderam o ato expiatório de Jesus Cristo, verdadeiramente não conhecem a Deus. Pois se o conhecessem saberiam que Cristo é a justificação para todo o que n’Ele crê.

E isso é o que nós que temos o conhecimento dessa verdade e não vivemos pelo zelo religioso, mas sim para proclamarmos o nome daquele que se fez justiça por nós, devemos proclamar as pessoas, nos bairros, cidades e nações. Pessoas, cidades e nações estão perecendo sem terem o conhecimento da verdade. Perecem acreditando que a sua justiça é mais correta, perecem no engano.

Texto Bíblico: Romanos 10: 9-10


Pensamento:

Interessante a forma como Paulo descreve aqui o processo do recebimento por nossa parte da justificação que nos concerne a Salvação em Cristo Jesus.

O apostolo faz menção de que a nossa fé parte de nosso coração, pois para aqueles que acreditam o coração é a sede de todas as nossas emoções, dele nosso coração partem todas as nossas ações emocionais e afetivas, bem como as de ódio e raiva, há alguns que também baseados nessa linha de pensamento creem que o coração é a morada da nossa alma por ser ele o centro de nossas emoções. Pois bem o importante aqui não é o local sede de nossas emoções pois hoje sabemos que isso depende da cultura a qual estamos inseridos, o que realmente nos interessa aqui é o sabermos que a fé tem que partir que algum local de dentro de nós. Nosso espirito que em contato com nossa alma ao serem tocados pelo poder do Espirito Santo de Deus é o que provoca essa fé em nós, então o ato de crer começa em nós de uma forma sobrenatural, goste você ou não.

O segundo ponto destacado é que nossa salvação não reside apenas de uma ação sobrenatural em nossa vida, mas o nosso corpo (carnal) onde reside o domínio do pecado, onde a luta é travada em nós, pois Bíblia nos diz em Gálatas 5:13 “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; ...”, essa é a luta que se trava em nosso ser a carne militando contra o Espírito e esse contra a carne, por isso o segundo ato para sermos justificados e assim receber a salvação está no ato de com a nossa boca confessar a Jesus como nosso Senhor, pois assim o corpo natural que é descrito como a carne também toma parte nesse processo se rendendo ao senhorio de Jesus Cristo.

Dessa forma nos submetemos a autoridade de Jesus Cristo, crendo em nosso íntimo, fazendo-se assim justiça de Deus, e com a boca, ou seja o corpo se confessa externado a fé e a crença dentro de nós.

A salvação em nossa vida deve ser um ato de total rendição e renuncia rendição espiritual e física e renuncia física e espiritual do nosso eu, para que o Espirito Santo de Deus tenha lugar para fazer em nós morada. Assim quando nós rendemos Cristo o processo é um todo e não apenas parcial. Creia e confesse que Jesus é o Senhor, ontem, hoje e sempre o será!

Texto Bíblico: Romanos 10: 13-15


Pensamento:

A salvação é um processo, pois são partes que vão se juntando e caminhando e assim com o todo junto, o indivíduo pode compreender e como foi dito no comentário dos versos 9 e 10, que essa compreensão se inicia no espirito e na alma do indivíduo e com o seu corpo ele confessa a Jesus como seu Senhor.

Porém aqui Paulo vai nos confirmar que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Mas fica a pergunta: Como? E esse como é o alerta a igreja de hoje, como foi a intenção de Paulo em alertar a Israel no passado.

Como nós igrejas queremos mudar o mundo? Como nós igreja queremos que as pessoas creiam? Como nós igreja devemos cumprir nosso papel?

Como isso irá acontecer se nós não formos? Como as pessoas ouvirão se nós não pregarmos? Como a igreja crescerá se ela tem medo de sair?

Nós não fomos chamados para sermos covardes, as pessoas tem perecido e muito de nós tem apenas se conformado em ouvir as notícias e ficar questionar o por que isso tem acontecido. Devemos acordar para a realidade em que vivemos, e ver o tempo urge que pessoas não creem por que não sabem no que ou em que se deve crer.

É nossa função falar, ensinar, discípular, comissionar e enviar, esse é o papel da igreja, é para isso que ela foi criada e chamada.

Não retenhamos aquilo que de graça e pela graça recebemos, mas saímos ao mundo e anunciemos aquele que pode perdoar e salvar a humanidade que é Jesus Cristo nosso Senhor.

Texto Bíblico: Romanos 10: 18;20


Pensamento:

A mensagem da salvação por nós recebida é algo que em tudo nos transforma e nos alegra, essa mensagem que faz reviver aquele que estava morto e que alegra o que estava triste, essa mensagem que traz esperança a quem não mais a tinha é o que muda nossa vida por completo.

Porém essa alegria não pode e não deve gerar em nós um sentimento egoísta de querermos guardá-la somente para nós. Isso foi o que aconteceu com Israel, foi assim por ter essa alegria, essa certeza, eles se fecharam para os que estavam de fora deixando-os que sofressem a condenação eterna.

Nós que ouvimos a mensagem e que a entendemos temos a obrigação de anuncia-la ao mundo, temos o dever ético e moral de ajudar as pessoas a encontra-la, entenderem-na e recebe-la e assim como nós se alegrarem. Por isso que a Bíblia nos diz que à festa no céu quando um pecador se arrepende, a festa é por que esse pecador se encontrou com a verdade libertadora e hoje tem a vida em si.

Não podemos ter alegria maior do que essa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares